quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

A Teoria de Tudo (The Theory of Everything - 2014)

Em tempos onde as cinebiografias estão cada vez mais na moda, sai essa sobre o físico teórico e cosmólogo britânico Stephen Hawking... A Teoria de Tudo.

Se tratando de Stephen Hawking, espera-se que uma cinebiografia sobre ele aborde principalmente suas teorias,conquistas e a sua doença degenerativa (esclerose lateral amiotrófica), porém o foco do filme é no relacionamento entre Stephen Hawking, interpretado por Eddie Redmayne e sua esposa Jane Hawking, interpretada por Felicity Jones.
O filme narra as descobertas de Hawking, o romance entre ele e Jane, a descoberta da sua doença aos 21 anos até a publicação de seu livro A brief history of time em 1988. A direção ficou por conta de James Marsh (O Equilibrista), que usa efeitos de câmera circular em diversos momentos do filme, a fotografia do filme é muito bonita e exuberante, com tons amarelados boa parte do filme, a trilha sonora de Jóhann Jóhannsson é incrivel, tocante e emocionante. Já o roteiro, para a surpresa de muitos se tratando de Hollywood,  é totalmente fiel a história real e nunca apela ao dramalhão (em fazer o público sentir pena do Stephen Hawking), mas sim, conta com um lado poético e bem-humorado em diversas partes do filme. Como resultado disso nós temos uma obra muito sensível.

O grande atrativo do filme são as atuações de Eddie Redmayne e Felicity Jones (ambos indicados ao Óscar). Eddie Redmayne faz uma atuação genial, realmente ele incorporou o Stephen Hawking, em uma atuação que lembra muito a de Daniel Day-Lewis em Meu Pé Esquerdo, muito provavelmente o Óscar de melhor ator vai para ele. Felicity Jones está sensacional no papel também, uma interpretação sutil, que ela interpreta cada momento do filme com uma doçura.

A Teoria de Tudo recebeu cinco indicações ao Óscar nas categorias de:
- Melhor Filme
- Melhor Ator (Eddie Redmayne)
- Melhor Atriz (Felicity Jones)
- Melhor Roteiro Adaptado
- Melhor Trilha Sonora

Vale a pena conferir um dos melhores filmes de 2014.
Nota: 8.6

Nenhum comentário:

Postar um comentário

About Us

Recent

Random